segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

COSMOGRAMA

O que é o Cosmograma?

O
Cosmograma é uma técnica de avaliação do Cosmo segundo os princípios da Conscienciologia, feita pela análise, classificação, fichamento e arquivo de matérias
retiradas de jornais, revistas, livros, internet ou até mesmo de um simples bate-papo informal.


A Cosmanálise é a especialidade da Conscienciologia que estuda a aplicação prática do Cosmograma.

Em que consiste essa técnica?


O pesquisador seleciona um fato, uma matéria, e analisa-a segundo os princípios da Conscienciologia, procurando "ler nas entrelinhas".
Não é uma análise convencional; é uma análise que observa não somente a ética, mas a
Cosmoética; as dimensões intrafísicas e extrafísicas; situações que envolvem interprisões grupocármicas; estigmas; os veículos de manifestação predominantes naquela situação; enfim, o pesquisador amplia sua visão, saindo do convencional e analisando consciencialmente os fatos.

Num segundo momento, o pesquisador classifica a matéria de acordo com os temas da Conscienciologia.
Sugestão: fazer uma classificação principal (identificação do materpensene do assunto, conforme "Quadro Sinóptico das 70 Especialidades da Conscienciologia"), uma classificação específica ("a classificação específica é o assunto titular da publicação e especifica o tema dentro da visão geral de conjunto. É derivado do assunto principal e representa 1 item dentre as diversas possibilidades que poderão aparecer dentro da mesma classificação principal. A fim de ajudar na identificação, podemos fazer a seguinte pergunta: Dentro deste tema principal, este fato trata especificamente de quê?) e de uma a três classificações secundárias (assuntos presentes no fato mas considerados não predominantes conscienciologicamente").
Depois de classificada a matéria, o pesquisador faz o
fichamento da mesma, informando a fonte de onde foi retirada. Isso é importante por causa dos direitos autorais.


Quais os benefícios da prática do Cosmograma?


O pesquisador começa a ter uma visão mais ampla dos fatos que ocorrem ao seu redor; ele começa a perceber as interligações entre os fatos; cria um banco de dados, importante para qualquer pesquisador; coleciona fatos que podem servir de exemplos numa TARES; acostuma-se a contextualizar as situações, perceber o que é prioritário e assim torna-se mais organizado, otimizando suas pesquisas.
Normalmente, após algum tempo de prática, ele se sente motivado a escrever, dando início às gestações conscienciais, como confecção de artigos, livros, seminários, palestras, etc.

Como arquivar o material?

O material pode ser arquivado em pastas etiquetadas com os temas.
Até 25 recortes, podem ser colocados em sacos plásticos, também etiquetados com os temas e inseridos em um fichário. De 25 a 50 recortes, colocados em pastas em
L. E acima de 50 recortes, colocados em pastas poliondas, todas etiquetadas.

Resumo da técnica:

  1. Selecionar uma matéria e analisá-la amplamente.
  2. Fazer a classificação principal, a classificação específica e as classificações secundárias.
  3. Fazer o fichamento.
  4. Arquivar.



A TÉCNICA DO COSMOGRAMA E A MULTIDIMENSIONALIDADE

O pesquisador deve ficar atento às sinaléticas, insights que podem ocorrer durante a prática do Cosmograma.
Como fazemos parte de um maximecanismo, ao praticar o Cosmograma, recebemos "amparo de função", que interagirá conosco nesse trabalho multidimensional.



COSMOGRAMA VIRTUAL

O Cosmograma Virtual segue os mesmos princípios.

As matérias poderão ser enviadas por qualquer pessoa, postadas aqui, com a identificação "Cosmograma - material".

Devem conter a fonte de onde foram retiradas.

Serão arquivadas conforme ordem de chegada.

Uma matéria por vez ficará em destaque, por alguns dias, para análise e apreciação de todos. Durante esse tempo poderão ser postados comentários sobre a matéria e sugestões de classificação e também poderão ser enviadas outras matérias relacionadas com a que está sob análise. Para postar algum comentário, clique em "Comentários", logo abaixo da matéria. Abrirá uma janela onde você deverá digitar o seu comentário. Depois, clique em "Enviar comentário". Para enviar matérias relacionadas à matéria em destaque utilize o e-mail: conscienciologia.cons@gmail.com

Após algum tempo, a matéria irá para o "Acervo do Cosmograma Virtual", já devidamente fichada e classificada, podendo ser consultada na íntegra a qualquer momento, dando lugar a nova matéria.

No "Acervo do Cosmograma Virtual" ficarão todas as "pastas virtuais" com os títulos das matérias, as classificações e a fonte de onde foram retiradas.
Para acessar "Cosmograma Virtual - Acervo" clique em http://cosmogramavirtual-acervo.blogspot.com/


Sobre direitos autorais

" LEI Nº 9610 Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Das Limitações aos Direitos Autorais Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos; A legis­lação completa sobre direitos auto­rais está dispo­nível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L9610.htm "




BOAS PESQUISAS!
(Que tal começar o seu Cosmograma pessoal?)



Obs: Não fiz até o momento (25/08/2008) nenhum curso de Cosmograma e todas as informações contidas aqui são resultados de pesquisas pessoais e não representam a opinião de nenhuma instituição conscienciológica. Críticas e sugestões serão muito bem-vindas.

Silvia Taffarello Del Roy



Bibliografia consultada:
Boletins de Conscienciologia, vol.2, N1; Janeiro e Dezembro, 2000; CEAEC; Foz do Iguaçu, PR;
Manual do Cosmanalista

8 comentários:

Silvia Taffarello Del Roy disse...

Anônimo disse...

ola pessoal
boa noite
li e porém não entendi essa tecnica
se possivel gostaria de saber se ela ajuda a gente a nao esquecer do que aconte nas "situações adversas" desse universo cósmico. Ja tive e tenho experiencias fora do corpo; lou

22 de julho de 2009 18:12
Excluir
Blogger Silvia disse...

Olá!
Essa técnica ajuda muito a não esquecermos do que acontece nas "situações adversas" desse universo cósmico, uma vez que, com a prática constante, ficamos mais "antenados" com o que acontece ao nosso redor. (multidimensionalmente falando).
Começamos a ligar os fatos, correlacioná-los e nossa visão torna-se mais ampla.
Faça um teste: escolha uma matéria de jornal ou revista, faça uma leitura atenta da mesma; vá anotando tudo o que você achar importante, o que chamar a atenção. Dentre essas anotações, escolha uma que você ache mais relevante. Essa seria a classificação principal, e as outras as secundárias.
Isso ajuda a contextualizar a situação (dentro do assunto todo, qual é o assunto principal).
Faça isso por alguns dias e aproveite para arquivar esse material, formando um banco de dados para futuras pesquisas.
Com a prática do Cosmograma, ficamos, no mínimo, mais atualizados com o universo ao nosso redor, consequentemente, nossa atenção melhora muito.
Um grande abraço.
Espero ter ajudado.

24 de julho de 2009 20:59

José Luiz disse...

Olá Silvia!Estou me organizando para começar a técnica do Cosmograma,mas tenho algumas dúvidas.O que você indicaria para eu saber mais sobre o Cosmograma? Como é feito o fichamento? Um bom dia pra você.

José Luiz

Silvia Taffarello Del Roy disse...

Olá José Luiz!
Coloquei na página inicial do blog, na barra superior direita, links do youtube que apresentam a técnica do Cosmograma na prática, passo a passo. Em 2009 houve uma apresentação da técnica, no IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, por Nilse de Oliveira. Essa matéria foi gravada e disponibilizada no youtube por Tom Martins, pelo canal de tvcomplexis.
Em breve colocarei no blog os passos do Fichamento. Fique de olho.
Se você preferir, mande seu e-mail através do meu e-mail (veja no meu perfil, pois aqui nos comentários não é permitido colocar nenhum link ou endereço eletrônico) e eu lhe enviarei os arquivos com o fichamento completo e também o Boletim de Conscienciologia vol.2, N1; Janeiro e Dezembro, 2000; CEAEC; Foz do Iguaçu, PR, que contém a técnica do Cosmograma na íntegra.
Espero ter ajudado e conte comigo para o que precisar.
Boas pesquisas!
Um abraço.
Silvia

Silvia Taffarello Del Roy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Taffarello Del Roy disse...

Olá José Luiz! Gostaria de saber se você recebeu o material que lhe envie por e-mail.
Um abraço.
Silvia

Luiz Cláudio disse...

Olá Silvia, parabéns por este belo trabalho de esclarecimento. Gostaria de pedir a você, se possível, os arquivos enviados para o José Luiz, citados no comentário de 03 de janeiro de 2011: "(...)os arquivos com o fichamento completo e também o Boletim de Conscienciologia vol.2, N1; Janeiro e Dezembro, 2000; CEAEC; Foz do Iguaçu, PR, que contém a técnica do Cosmograma na íntegra.(...)".

Boas energias a todos.
Luiz Cláudio
luizclaudio.psi@gmail.com

Silvia Taffarello Del Roy disse...

Olá Luiz Cláudio!
Obrigada!
Já enviei os arquivos para você, no seu e-mail.
Por favor, avise-me caso não os receba.
Boa pesquisa!
Um abraço.
Silvia

Welton Rodrigo Torres Nascimento disse...

Olá.

Você conhece o Connotea (http://www.connotea.org)?

É um sistema de refêrencias.

Se você quer arquivar uma página, é só clicar num botão no navegador e ele abre uma nova janela onde você pode incluir as tags (assuntos) onde deseja relacionar aquele texto.

O sistema então vai montando a sua biblioteca.

Vale a pena dar uma olhada.